terça-feira, 31 de julho de 2007

"Toma jeito, sujeito"

Sempre que chegam as férias, eu assisto o máximo de jornal possível. Assisto ao jornal da madrugada, do meio-dia, da tarde, da noite, da meia-noite. Enfim, tudo que é jornal. E assistindo a esses jornais percebi que avós de jornalistas e cronistas são filósofas. Sério! Já percebeu que sempre no meio de um texto, "Fulano" sempre faz uma citação a sua filósofa avó, falando "como já dizia minha avó 'blá-blá-blá".

E foi pensando nisso, que descobri que dificilmente um texto meu terá uma citação de minha avó. Não que ela seja menos inteligente que a dos outros jornalistas, até mesmo porque acredito que ela seja mais inteligente que a deles - sim, eu sou neta coruja. Mas é que a única frase dela, que eu lembro, é "toma jeito, sujeito".

Ela usa isso a todo o momento. Se alguém fez uma brincadeira, lá vai minha vó, Dona Aida, dizendo "toma jeito, sujeito". Se alguém fez besteira, Dona Aida diz "toma jeito, sujeito". Se alguém foi à padaria, ela fala "toma jeito, sujeito".

Sinceramente, às vezes acho que nem ela entende porquê ela diz tal frase. Eu mesma não entendo. Pode ser que essa frase seja filosófica e eu ainda não percebi. Talvez as avós dos outros jornalistas nem sejam tão filósofas, mas mesmo assim eles conseguem enxergar filosofia nas frases daquelas. É, acho que tenho que buscar o lado filosófico de "toma jeito sujeito", quem sabe esse seja o caminho para ser uma boa jornalista.

Nenhum comentário: