quarta-feira, 8 de agosto de 2007

regra do seu João e do presidente

Acabei de ler uma notícia sobre o caso "Airbus 320 da TAM", no site do G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL84863-5601,00.html), que dizia: "O Airbus 319 que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode decolar se um dos reversos, ou os dois, estiver 'pinado". Também havia lá uma declaração de Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, dizendo que "isso é norma de segurança porque transporta presidente da República".

Vou resumir a matéria. O reverso serve para auxiliar o avião, durante o pouso, a frear . Dizer que o reverso está pinado, é dizer que ele não está funcionando. No país é permitido que aviões pousem com o reverso pinado. Isso faz com que a medida de decolar somente se pelo menos um dos reversores estiver funcionando, é usado apenas em casos considerados importantes, como levar o Lula de um lado para o outro.

O que me assustou, quando li essa matéria, não foi apenas o fato de permitirem que um vôo seja concluído com o reverso pinado, mas como julgam se uma pessoa é ou não importante. O que faz o presidente da república ser mais importante do que as pessoas que estavam dentro do vôo JJ 3054. Antes de ser presidente, ele é um ser humano assim como todos aqueles que foram vítimas do acidente.

Concordo com a declaração do um parlamentar Gustavo Fruet (PSDB-PR), quando diz que "regra tem que ser igual para todos. Se tem alguma medida de segurança, tem que ser igual para o presidente da República e para o Seu João". Sei que ele é da oposição e talvez isso tenha sido dito por diferenças partidárias. Mas independente disto, ele está completamente certo.

Um comentário:

Manuela disse...

mas que beleza, não?
só porque recebeuu alguns votos, que nem o vestibular foi capaz de me fazer decorar com aquela pergunta infeliz, pensa que pode se achar o bam-bam-bam!

saudades jornalista
beijos